OptiClass

Lançamentos DITA SS17

Conheça as inspirações e os lançamentos da nova coleção DITA Mido 2017!

                                                                                                                                                                                                       

 
 PRECISÃO DE MOVIMENTOS
SENSUALIDADE DE UMA LINHA CONTÍNUA
ESTRUTURA ORNAMENTAL E DETALHADA
PIXELIZAÇÃO NATURAL
MACRO DETALHES
RELACIONAMENTO ENTRE FORMA E ARTE

 

 

INFLUÊNCIAS DA CALIGRAFIA E DAS ARTES FEUDAIS DO JAPÃO COMBINADAS COM OS CONCEITOS
CIENTÍFICOS DA FÍSICA, ASTRONOMIA E ENGENHARIA;
 

A COLEÇÃO DA DITA MIDO 2017 EXPLORA A MATEMÁTICA E AS IDEIAS ORGANICAS DE MOVIMENTO
QUE CRIAM UM FORMATO ESCULTURAL COM UMA LINHA CONTÍNUA.
 


  COLEÇÃO SOLAR

 

MANN
MIDO 2017
 

O Oriente encontra o Ocidente no modelo Mann, seu formato combina uma requintada silhueta americana com a original assinatura histórica da caligrafia japonesa. O contraste único de volume e leveza se baseia nos traços deliberados do “Kaisho”, uma antiga forma artística que requer anos de prática e disciplina extraordinária a ser dominada.
 

Enquanto a inspiração por trás desse formato familiar data séculos, a tecnologia que torna possível é uma arte, limitada a apenas um punhado dos melhores fabricantes de óculos japoneses. Usando o processo de recozimento químico exclusivo da DITA; o produto final é o acetato mais fino e leve do mercado. Detalhes sutis, como as bordas delicadamente chanfradas, evocam harmonia e elegância, que distinguem o “Kaisho” instantaneamente reconhecível. Plaquetas integradas e ponteiras meticulosamente esculpidas asseguram que o design do Mann estende-se ao máximo em conforto.

 

SYSTEM-ONE
MIDO 2017
 

Artesanato meticuloso e design arrojado unem forças no System-One, um exuberante modelo "navegador" que une o espírito de um aviador clássico com a forma de uma lente quadrada tradicional. Os detalhes musculares do modelo evocam o método de “Tatara Ironworking” que permitiu aos primeiros ferreiros japoneses forjar elaboradas criações em fornos de argila. Seu legado passaria a inspirar uma geração de arquitetos modernistas para incorporar o artesanato japonês nas estruturas, mobiliário e objetos do início do século 20, que influenciou as hastes gravadas e finamente esculpidas nesta peça.
 

A união de detalhes artesanais da antiguidade à modernidade é consistente com o compromisso da DITA com o design duradouro e materiais finos que comprovadamente suportam o teste do tempo. Como o Haliod (receituário), o System-One utiliza um exoesqueleto de titânio linear que se encaixa perfeitamente em torno das bordas das lentes em titânio, uma conquista da elegância mecânica nascida da linguagem de design inovador da DITA. Detalhes elegantes de acabamento, das ponteiras ultrafinas das hastes em fio de titânio às customizadas plaquetas com estampa de diamantes prensados, asseguram o contrapeso perfeito do design visionário e do conforto sem comparações.
 

ENDURANCE 79
MIDO 2017
 

Materiais luxuosos e técnicas de fabricação inovadoras se combinam para uma impressionante exibição de força no modelo Endurance 79, um resplandecente herdeiro dos óculos de alta octanagem dos anos 70. Este aviador turbocharged rende homenagem às façanhas de tirar o fôlego dos corredores de resistência de carros esportivos, que se levantaram à proeminência internacional nos ano 70, participando em competições extenuantes que podem durar até 24 horas. O exoesqueleto e as hastes em titânio muscular do Endurance 79 assemelham-se aos mecanismos pristinos dos veículos de corrida de desempenho, enquanto o seu frontal em acetato gravado lembra os elegantes e reflexivos óculos usados pelos campeões deste esporte temerário.
 

Apesar de sua figura imponente, o Endurance 79 entrega uma série de características de design cuidadosamente consideradas - mais notavelmente, o uso inteligente de monofilamento na construção do modelo. Monofilamento tradicionalmente serve um único propósito: manter as lentes no lugar. O Endurance 79 emprega um método de construção inovador que usa monofilamento para segurar três dos componentes críticos da estrutura no lugar: o frontal superior moldado em acetato, o aro de titânio e as lentes - uma técnica que é digna de nota para um modelo com visual retro.
 

Detalhes de acabamento, incluindo um fecho mecânico por trás do frontal unido por uma barra de titânio personalizada, acenam ao minimalismo arrojado do design e da arquitetura dos anos 70 de uma forma que captura a emoção desenfreada da estrada aberta.
 

AXIAL
MIDO 2017


 

Os componentes brilhantes de latão dos instrumentos da Era da Luz Científica inspiraram o Axial, um aviador feminino sofisticado que representa a mistura ideal de forma e função. A fim de alcançar a cuidadosamente pensada personalidade do Axial, menor do que o aviador tradicional, a DITA concebeu uma série de técnicas inovadoras para garantir que a mecânica de precisão do modelo corresponderia ao apelo de sua arquitetura. Esse processo começou cedo na fase de design, quando os designers suavizaram o formato aviador e reduziram o tamanho das lentes. As proporções resultantes transmitem um caráter intelectual sem sacrificar a característica despojada da armação.
 

O exoesqueleto de titânio leve e fino é o resultado de moldes de metal personalizado, que são instalados em prensas de calor especializadas e usadas para moldar o modelo. O design de montagem assinado do Talon da DITA cria a ilusão de uma lente "flutuante". Estes elementos extraídos do Talon são colocados no formato por meio de um serrilhado ou de ranhuras finas na frente, invocando elementos do trabalho artesanal em metal de antigos telescópios.
 

Como os primeiros instrumentos astronômicos, cada um dos componentes da estrutura é finamente calibrado no processo de fabricação para minimizar a tensão mecânica e garantir um ajuste preciso. O ajuste e o revestimento extraordinário dão ao Axial um caráter elegante e mecanizado.

 

GRANDMASTER-SIX
MIDO 2017

A DITA tem o prazer de apresentar a mais recente adição à sua tão esperada franquia de óculos comemorativos: o Grandmaster-Six, um aviador de grandes dimensões que presta homenagem ao espírito intransigente da cena underground de Nova Iorque e aos artistas pioneiros cujas inovações eletrificaram o mundo por quase 40 anos. A equipe de design da DITA convocou uma combinação inigualável de características estéticas e técnicas de fabricação para evocar o estilo breakdancing icônico do final dos anos 1970. As charneiras em de titânio dourado brilhante do Grandmaster-Six são gentilmente chanfradas nas bordas e fixadas ao frontal em acetato com 5 eixos manuais. A barra superior em titânio dramaticamente esculpida esconde um detalhe de cobertura das lentes, projetado para fornecer proteção máxima do sol.
 

As hastes intrinsicamente artesanais, que se baseiam em charneiras personalizadas feitas em placa de titânio, apresentam detalhes esmaltados e assinatura exclusiva DITA do padrão em diamante prensado. O modelo resultante estreia como uma edição limitada de 1000 peças, cada unidade com uma assinatura única numérica gravada a laser na haste. O Grandmaster-Six está disponível em duas opções de cor: Preto & Dourado, e Preto Matte & Ouro Rose. O modelo é montado no Japão pelos mesmos artesãos que foram pioneiros em muitas das técnicas de fabricação de precisão frequentemente utilizadas na gama incomparável da DITA de óculos de luxo.

 

 

NARCISSUS
MIDO 2017

Narcissus, o companheiro animado para o modelo de sucesso da temporada passada, Creature, examina a interação complicada de dois fenômenos culturais dos anos 1980 que continuam a reverberar na sociedade contemporânea: a aceitação de silhuetas angulares e direcionais na moda e a rápida mudança da tecnologia analógica para a digital. Este moderno renascimento de um clássico da DITA exemplifica a dedicação da marca ao design requintado e aos materiais inovadores. A armação superdimensionada do Narcissus lembra as proporções audaciosas e musculosas das roupas e acessórios femininas dos anos 80 - silhuetas que mexem com conceitos tradicionais de poder e papéis de gênero subvertidos. O efeito é especialmente pronunciado nos aros de acetato cuidadosamente esculpidos, que dispensam clichê e oferecem uma nova tomada de poder para as mulheres modernas.
 

O contraste de materiais e a inovadora experiência com sua forma familiar faz do Narcissus uma ponte entre passado e presente, nostalgia e inovação. A moldura fina do frontal em titânio e a configuração de lente de base 2 lembra os avanços tecnológicos florescentes que anunciaram a chegada da era digital. Os detalhes de monofilamento requintadamente renderizados, foram possíveis pelas técnicas de fabricação de alta precisão da DITA, demonstrando a mistura de técnica e tradição criando uma nova expressão de moda para os óculos contemporâneos.

 

 

COLEÇÃO RECEITUÁRIO

 


HALIOD

MIDO 2017

 

O modelo Haliod impulsiona o artesanato óptico a novas e emocionantes alturas com inovações em design que evocam os gestos expressivos e proporções elegantes da antiga caligrafia japonesa. Esta ressonância na silhueta P3 tradicionalmente conservadora apresenta um exoesqueleto em fio de titânio contínuo que graciosamente mergulha e rodeia as bordas das lentes em titânio. A estrutura ininterrupta representa uma evolução dramática no vocabulário de design da DITA, possibilitada por meio dos avanços nos processos materiais e fabris. O modelo com fio ondulante recorda os caminhos de fluir de “Sousho”, uma tradição caligráfica na qual a forma substitui a leitura, já que o pincel do artista raramente deixa a página.


A inovadora engenharia do Haliod estende-se até aos seus toques finais. As plaquetas invertidas e as ponteiras japonesas foram projetadas para um conforto natural. Outros detalhes finamente artesanais, como as pontas ultrafinas das hastes do fio de titânio, fluem graciosamente no exoesqueleto da estrutura usando muitas das técnicas de produção mais reconhecíveis de DITA, tais como suas charneiras registradas com parafusos hexagonais. A fisicalidade filigrana do produto final celebra a habilidade de DITA de inspirar até mesmo as formas mais familiares com nova energia expressiva.


 

POLYMATH
MIDO 2017

 

A sensibilidade retro do Polymath acompanha suas raízes para a Europa do pós-guerra, onde o movimento Teddy Boy da Inglaterra dos anos 1950 colocou as correntes de moda e música em um curso de colisão que mudou para sempre o mundo. A reinvenção subversiva do Polymath de um gancho da moda masculina que comemora a audaciosa apropriação do guarda roupa Eduardiano pela classe trabalhadora, que caracterizou o movimento Teddy Boy em seu início. Enquanto o estilo inicialmente se apoderou do cenário de paisagens inglesas devastadas pela guerra, ele alcançou seu status icônico quando atravessou o oceano e infiltrou os guarda-roupas dos ícones do rock'n'roll ganhando popularidade nos Estados Unidos.
 

O inovador processo de fabricação da DITA permitiu inovações únicas, não apenas para a forma da silhueta quadrada do Polymath, mas também para os acabamentos finamente detalhados encontrados ao longo de toda a peça. Usando os processos únicos da DITA, a armação de acetato leve assume um novo peso com a ajuda de um inovador processo de laminação de núcleo de aço inoxidável. O produto final é 50% mais fino do que o acetato tradicional e mais de duas vezes mais forte. Detalhes intrínsecos, como um núcleo decorativo de metal gravado e plaquetas de titânio gravado, garantem a este modelo clássico um lugar no guarda-roupa do homem moderno.

 

MANN
MIDO 2017

 

O Oriente encontra o Ocidente no modelo Mann, seu formato combina uma requintada silhueta americana com a original assinatura histórica da caligrafia japonesa. O contraste único de volume e leveza se baseia nos traços deliberados do “Kaisho”, uma antiga forma artística que requer anos de prática e disciplina extraordinária a ser dominada.

Enquanto a inspiração por trás desse formato familiar data séculos, a tecnologia que torna possível é uma arte, limitada a apenas um punhado dos melhores fabricantes de óculos japoneses. Usando o processo de recozimento químico exclusivo da DITA; o produto final é o acetato mais fino e leve do mercado. Detalhes sutis, como as bordas delicadamente chanfradas, evocam harmonia e elegância, que distinguem o “Kaisho” instantaneamente reconhecível. Plaquetas integradas e ponteiras meticulosamente esculpidas asseguram que o design do Mann estende-se ao máximo em conforto.
 

MIKRO
MIDO 2017



Inspirado pelo traço expressivo de um pincel de calígrafo, o Mikro começou como um testemunho à arte minimalista do Budismo Zen. A graciosa estrutura de acetato da armação inclui o conceito de “enso”, um círculo desenhado à mão composto de uma única e decisiva pincelada. Para os praticantes da caligrafia zen, “enso” é uma expressão fascinante de individualidade: a forma só pode ser alcançada quando a mente do artista está completamente livre para deixar o corpo criar, e as nuances associadas a tal inspirado movimento representam a perfeição encontrada na imperfeição. A estrutura delicadamente curvada e a arquitetura aberta do Mikro representam a esperança e a promessa de um círculo incompleto - um símbolo budista para a harmonia e a regeneração.
 

Embora o Mikro se caracterize por uma personalidade desinibida, as especificações técnicas que o tornam possível são um testemunho à inovação ótica. O conceito de círculo aberto da armação é o produto de uma estrutura de titânio fino, envolto em acetato graciosamente esculpido. Esta poderosa arquitetura interior permite uma série de detalhes cuidadosamente considerados, incluindo uma fechadura de aro oculta e plaquetas de titânio customizado.



 

 

INFORMER
MIDO 2017


O Informer é uma homenagem ao formato gatinho icônico combinando design rigoroso e materiais inovadores para um novo visual distintivo. A suave curva de seu frontal em acetato evoca uma visão do horizonte, uma sutil homenagem aos avanços na descoberta astronômica que continuam a moldar nossa compreensão do universo que habitamos. O Informer pode residir no reino da estrutura do formato gatinho, mas seu espírito é incansavelmente moderno. A silhueta, caracterizada por um detalhe de laterais levantadas e deslocadas, evoca as figuras mitológicas traçadas no céu noturno por nossos mais antigos antepassados. A torção de hélice gravada em toda a armação - um detalhe tornado possível pelo processo de gravação ultravioleta distintivo da DITA - reconhece as origens cósmicas de nosso próprio DNA e considera o futuro que nos acena do céu noturno.
 

O Informer é notável não apenas por seus elementos de design, mas também pelas inovadoras técnicas de fabricação que o tornam possível: o inovador processo de laminação da DITA possui um núcleo de metal decorativo, fino como uma lâmina, acomodado em uma estrutura de acetato 50% mais fina que o acetato tradicional e mais do que duas vezes mais forte.

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2014 OptiClass | Alameda Mamoré, 911 – Sala 605 – Alphaville Industrial – Barueri – SP – 06454-040 - Brasil | opticlass@opticlass.com.br | tel: + 55 11 4191-8021

by Salut!